terça-feira, 28 de dezembro de 2010

ENTREVISTA PILOTO DE ROV

O entrevistado de hoje é o Eric Oliveira, ele tem formação técnica em eletrotécnica e atua no setor de petróleo como piloto de veículos de operação remota (ROV). ROV trata-se de um submarino, não tripulado, cuja finalidade principal é de apoio às operações de poços de petróleo e tem atraído muitos estudantes com formação técnica.

Eric, conte-nos um pouco o que você faz:
Trabalho com construção submarina. Faço a interligação e testo equipamentos para o fpso e quando o fpso não tem um feedback de uma árvore de natal ou qualquer outro equipamento, sou responsável por fazer a intervenção manualmente embaixo da água.

Você opera o ROV?
Exatamente. O operador de ROV é conhecido também como Piloto de ROV e é assim que muitas pessoas preferem ser chamadas. Ninguém diz a um piloto de fórmula 1 que ele é um motorista ou um operador de fórmula 1, porque é mais do que operar ou dirigir, nós pilotamos um veículo de operação remota.

Para ser piloto de ROV é necessário ter feito curso técnico ou algum curso específico?
É necessário ter formação técnica nas áreas de eletrotécnica, mecânica, eletrônica, mecatrônica ou automação industrial, no entanto existem alguns engenheiros no mundo do ROV também e tem um pessoal mais antigo formado por ex-mergulhadores e funcionários de áreas próximas.

Como é a sensação de pilotar um ROV?
Quando dá tudo certo, é muito bom. Eu fico com aquela sensação de dever cumprido e tudo mais, mas também estamos sujeitos a bendita Lei de Murphy.

Quais são as operações rotineiras realizadas pelo piloto?
Fazemos manutenções semanais, mensais, trimestrais, semestrais, anuais, sem falar das manutenções corretivas quando há quebra de equipamento. Muitas vezes trocamos determinado equipamento por tempo de uso, ou seja, se não quebrar em um determinado tempo, mesmo assim fazemos a troca.

Quais são as operações realizadas pelo ROV?
As operações mudam completamente do contrato do ROV. Por exemplo, no momento estou trabalhando com construção, mas já trabalhei com ancoragem também, sendo que há muitas outras operações.

Você já passou por alguma situação crítica em uma operação?
Uma vez já perdemos o sistema hidráulico do ROV e assim perdemos todos os comandos hidráulicos, mas seguimos os procedimentos de segurança para essa situação e deu tudo certo. Trouxemos o ROV, o problema foi resolvido e depois de algumas horas já estava na água novamente.

Você odeia embarcar?
Olha, eu não odeio embarcar até porque é o que coloca o dinheiro na mesa, mas apesar de ser o meu sustento, tenho que negar a tudo, deixar minha família em casa e a partir do momento que você embarca, não existe mais data festiva, aniversário, churrasco na casa do amigos, futebol no final de semana. O pior mesmo é deixar a família, ainda mais se você é casado ou tem um filho pequeno, porque são pessoas com quem você se preocupa.

Qual é a média salarial dos pilotos de ROV?
Não se pode falar em média salarial até porque existem vários cargos no mundo do ROV, varia de trainee a offshore manager e ainda há diferenças de salário aqui no Brasil e no resto do mundo. No entanto, os pilotos ganham bem, até porque ninguém deixaria a família em casa se não fosse por algo que valha a pena.

O que muda conforme você tem mais horas de pilotagem?
Muda tudo. No início, você é apenas um auxiliar, depois passa para piloto e existem várias divisões na classe dos pilotos: piloto junior, pleno, sênior, apois isso se torna supervisor, superintendente e por aí vai e conforme vai subindo, o salário e as responsabilidades só aumentam.

Quais são os benefícios de ser um piloto de ROV?
Sem dúvida, ficar 15 dias em casa, ter um ótimo emprego e trabalhar com alta tecnologia.

Quais são as empresas que atuam no segmento de ROV?
As principais são Subsea Seven, DOF Subsea, Acergy, Fugro, Oceaneering, C-innovation, Deep Ocean.

Como os leitores interessados devem proceder?
Envie o currículo e estude bastante, é importante ter um bom conhecimento para passar nas provas quando for chamado. Ter conhecimento de inglês é fundamental.

Para finalizar, deixe um recado para os leitores do QG do Petróleo?
O principal é nunca desistir e por incrível que pareça isso é muito comum quando estamos começando, sempre haverá alguém que vai querer jogar areia nos seus planos. O segredo de tudo é dedicação, o que difere um piloto para um bom piloto é a dedicação que ele tem com o trabalho.

2 comentários:

  1. Olá, boa noite !
    Técnico em Mecânica Industrial pode ser Piloto de ROV?

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  2. Sabiás palavras !!! Vc tem os emails da empresa ? Estou indo nelas é pegando os emails se souber. Me avisa clelio-chb@hotmail.com

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